Homeopatia

A Homeopatia é uma prática médica descoberta por volta de 1710 pelo médico alemão, Samuel Hahnemann.

Hahnemann desde os 12 anos falava e ensinava grego e latim, e formou-se médico aos 24 anos, em uma época que a medicina vigente não possuía conhecimentos de anestésicos, antibióticos, etc. Descontente com o estilo de prática que utilizava purgativos e sangrias, passou a estudar traduzindo antigos textos médicos e foi em uma dessas leituras que o médico encontrou um estudo que relatava o êxito do tratamento da Malária com a Quinina, - substância retirada da casca da árvore da quina - assim nasceu a essência da homeopatia.

O princípio básico da homeopatia baseia-se nos antigos preceitos Hipocráticos de que semelhante cura semelhante, em latim ''Similia simili bus curentur'', ou seja, aquilo que causa uma doença tem o poder de curá-la,  mais ou menos o mesmo princípio das vacinas.

Esta não é a única diferença entre a Homeopatia e a Alopatia, a medicina homeopática visa uma análise não somente na doença e sim no ser total que o paciente é,  portanto possui um lado anímico, responsável pelos sentimentos e emoções além do físico, e tudo deve ser tratado conjuntamente.

Outro ponto importante é que o medicamento homeopático não serve para tratar coletivamente, como acontece na alopatia, em que o mesmo anti-inflamatório pode ser utilizado para vários tipos de inflamações. Esse fato faz com que o cuidado na hora da prescrição seja muito maior, pois o medicamento é individualizado para cada situação, tornando a consulta mais minuciosa e demorada. Por isso, existe um preconceito em relação à demora com o tratamento homeopático, que não é verdade e só acontece quando o medicamento não foi corretamente escolhido.

 

Profissional Responsável

Dr. Luiz Razzante
WhatsApp chat

Agende sua consulta

por telefone ou preencha o formulário

11 96810-2230
|
11 4229-3366