Clínica Dr. Luiz Razzante

Homeopatia

A Homeopatia é uma prática médica que foi descoberta por volta de 1710 por um médico alemão, Samuel Hahnemann.

Este médico, desde os 12 anos falava e ensinava grego e latim e formou-se médico aos 24 anos, em uma época que a Medicina vigente não conhecia anestésicos, antibióticos, etc.

Hahnemann, descontente com esta prática da época, que utilizava purgativos e sangrias, passou a trabalhar traduzindo textos médicos e a partir de um destes textos, de um autor que relatava o êxito do tratamento da Malária com a Quinina, cuja substância é retirada da casca da árvore da quina, criou a homeopatia.

O princípio da Homeopatia baseia-se nos antigos preceitos Hipocráticos de que semelhante cura semelhante (''Similia simili bus curentur''), ou seja aquilo que causa a doença pode restabelecê-la, que é mais ou menos o mesmo princípio das vacinas.

Mas esta não é a única diferença entre a  Homeopatia e a Alopatia. A medicina Homeopática, preconiza que o paciente tem que ser visto como um ser total, e portanto possui um lado anímico, responsável pelos seus sentimentos e emoções além do físico, e tudo deve ser tratado conjuntamente.

Outra diferença importante é que o medicamento homeopático não serve para tratar coletivamente, como acontece na Alopatia, em que o mesmo antiinflamatório pode ser utilizado para quase todos os tipos de inflamações. Isto faz com que o cuidado na hora da prescrição seja muito maior, pois o medicamento terá que ser individualizado para cada situação, tornando a consulta mais minuciosa e demorada. Por isso, existe um preconceito em relação à demora com o tratamento homeopático, que não é verdade e só acontece quando o medicamento não foi corretamente escolhido.

Mas hoje em dia, a Medicina Alopática, não é a mesma da época de Hahnemann, e temos que admitir que o avanço tecnológico na Medicina em muito contribuiu para o aumento da longevidade do homem moderno, portanto o ideal é utilizar a terapêutica que melhor se adeque ao paciente naquele momento, seja ela Homeopática ou Alopática, utilizando-se sempre do bom senso.

 

 

 





• Acesse nosso Blog!blog >>

Galeria de Vídeos

<< voltar
Copyright 2011. Espaço De Bem com a Vida. Todos os direitos reservados.